CVA

O que nos liga é o mar, desde 1944 

Época Nacional 2013 excelente para os velejadores das nossas escolas

Com a realização da Prova de Apuramento Nacional da Classe Laser terminou mais uma época para as Classes integrantes da nossa Escola de Vela; os Optimist, os Laser e os 420. Este ano uma vez mais um grande conjunto de velejadores do CVA vai integrar as selecções nacionais e já está a preparar a participação nos Campeonatos do Mundo e da Europa que se realizam nos meses de verão.

Na Classe Optimist Mafalda Pires de Lima obteve em Viana do Castelo o vice campeonato de Portugal Juvenil feminino e o quinto lugar absoluto. Esta classificação permite-lhe a qualificação para o Campeonato do Mundo da Classe Optimist que este ano se realiza em Itália em Riva di Garda. A Mafalda está também designada para participar no Campeonato Mundial da Classe Byte em Rhode Island nos Estados Unidos onde tentará qualificar Portugal para os Jogos Olímpicos da Juventude que se realizam em 2014 na China.

Na Classe 420 os resultados foram uma vez mais excelentes com a obtenção de dois títulos nacionais em Viana do Castelo, o de absolutos e o de juniores femininos, pelas duplas João Pestana & Tomás Marques e Filipa Mariz & Marta Melo respectivamente. Destaque também para os dois vice campeonatos, o de juniores, apenas a um ponto do título pela dupla Diogo Costa & Pedro Costa e o de feminino absoluto alcançado por Filipa Mariz & Marta Melo.

Em termos de Ranking Nacional, soma do Campeonato de Portugal, Vilamoura e Troféu Milaneza, vitória para a dupla campeã nacional João Pestana & Tomás Marques, 6º lugar absoluto e 3º júnior para a dupla Diogo & Pedro Costa, 13º lugar absoluto e 8º júnior para Francisco Maia & Rui Oliveira e o 23º lugar para Filipa Mariz & Marta Melo.

Estas Classificações permitem o apuramento para o Mundial Absoluto em Valência Espanha para João Pestana & Tomas Marques, também para Diogo & Pedro Costa e para a Filipa Mariz & Marta Melo, apuramento para o Europeu Júnior no Pais de Gales para Diogo & Pedro Costa e provável repescagem para este campeonato  para Francisco Maia & Rui Oliveira. O campeonato europeu júnior ocorre em simultâneo com o europeu júnior de 470 onde vai debutar nesta Classe a nossa dupla Pestana & Marques iniciando assim o seu projecto Olímpico Rio2016 ainda numa fase de adaptação a esta realidade da vela olímpica.

Também qualificadas para as provas da ISAF, o Mundial da Juventude em Limassol no Chipre onde vão estar Filipa Mariz & Marta Melo. No Europeu Júnior da Eurosaf em Tavira vão também estar a Filipa e a Marta em 420 femininos e os irmãos Diogo e Pedro Costa em 420 masculinos.

Grande azáfama haverá no verão com todas estas participações internacionais que são o resultado de muito trabalho e dedicação ao longo do ano de toda a equipa que já trabalha afincadamente para a preparação destes campeonatos

Na Classe Laser o destaque vai para o 4º lugar de Luís Manso no Ranking Nacional da Classe Standard e para o 3º lugar no Campeonato de Portugal de Classes Olímpicas obtido por Maria Costa na Classe Radial.

No âmbito internacional Luís Manso, a iniciar o protejo olímpico Rio2016,  tem planeado a participação em algumas provas do circuito da ISAF e participar no Campeonato Mundial sub21 da classe Laser Standard que ocorrerá no Lago Balaton na Hungria em Julho nesta exigente e competitiva Classe estando o Luca a treinar afincadamente para acelerar a sua adaptação ao Laser Standard.

 Agenda de participações Internacionais 2013

 Campeonato do Mundo Classe Optimist, Riva di Garda – Itália, 15 a 26 de Julho

– Mafalda Pires de Lima

 Campeonato do Mundo Classe Byte, Rhode Island – USA, 24 a 28 de Agosto

– Mafalda Pires de Lima

Campeonato do Mundo da Juventude da ISAF, Limassol- Chipre

– Filipa Mariz & Marta Melo

 Campeonato do Mundo Classe 420, Valência – Espanha, 26 de Julho a 4 de Agosto

– João Pestana & Tomás Marques

– Diogo Costa & Pedro Costa

– Filipa Mariz & Marta Melo

Campeonato Europeu Júnior Classes 420 e 470, Pwllheli , Pais de Gales , 14 a 22 de Agosto

– Diogo Costa & Pedro Costa- 420

– João Pestana & Tomás Marques – 470

Campeonato Europeu da Juventude Eurosaf, Tavira Portugal, 5 a 11 de Agosto

– Filipa Mariz & Marta Melo

– Diogo Costa & Pedro Costa

 Campeonato do Mundo Sub-21 Classe Laser Standard, Balaton Hungria, 14 a 21 de Julho

– Luis Manso

.