CVA

O que nos liga é o mar, desde 1944

Troféu Milaneza – Campeonato de Portugal de Juniores e Absolutos 2012

Este Campeonato reuniu os melhores velejadores nacionais das Classes Laser e 420 que disputaram os títulos de Campeão de Portugal Masculinos e Femininos nos escalões Juniores e Absolutos totalizando 160 velejadores e 130 barcos participantes.

As regatas, ao longo de quatro dias, caracterizaram-se por vento a mais, nos dois primeiros, e vento a menos nos dois dias finais. Este fator levou a que o programa não pudesse ter sido cumprido na íntegra contando para a classificação final apenas 4 regatas para cada Classe.

Na Classe 420 a vitória foi para o experiente lisboeta António Pereira, com Filipa Barros à proa que fez valer aos seus jovens opositores muitos anos nos 420. Nos Juniores a vitória foi para uma dupla do Vela Atlântico, João Pestana e Tomás Marques, com outra dupla da casa a vencer a categoria feminina Marta Paquete e Mariana Almeida.

Na Classe Laser Standard a vitória foi para Renato Conde do Clube Náutico da Barra. Nos Laser Radial classe muito competitiva com vários velejadores candidatos à vitória, esta foi para o velejador da casa Luis Manso do Clube de Vela Atlântico com Eduardo Marques de Paço D’Arcos a vencer a categoria Júnior e Maria Veiga da Costa Nova a vencer a categoria feminina. Nos Laser 4.7, a classe mais numerosa a vitória foi para o Leceiro David Petiz com Maria Pinheiro de Melo do Ginásio Naval de Faro a vencer as meninas.

Esta prova, para além de atribuir os títulos de Campeão de Portugal serviu para determinar os velejadores integrantes nas várias seleções nacionais e ainda a equipa que representará Portugal no Mundial da Juventude que vai ocorrer em Julho na Irlanda.

No final uma espetacular cerimónia de entrega de prémios contou com a presença de várias dos representantes das entidades que apoiaram a prova, nomeadamente a Milaneza, patrocinador principal, e ainda do Porto de Leixões, Marina Porto Atlântico, ARVN e Autoridade Portuária que apoiaram a realização deste evento organizado pelo Clube de Vela Atlântico e Federação Portuguesa de Vela..