CVA

O que nos liga é o mar, desde 1944 

VIII Campeonato de Portugal de Juvenis

VIII Campeonato de Portugal de Juvenis em Viana do Castelo qualifica a Mafalda Pires de Lima para o Mundial da Classe Optimist e sagra-se vice campeã de Portugal feminina.

 Realizou-se em Viana do Castelo o Campeonato de Portugal de Juvenis para a Classe Optimist com a participação de nove velejadores do CVA. O campeonato ficou marcado pelas péssimas condições do mar que obrigaram à realização das regatas dentro do Rio Lima e apenas em metade dos dias inicialmente previstos.

O total dos 120 velejadores eram diariamente divididos em duas frotas distintas, com 60 barcos cada, e no ultimo dia de regatas em dois grupos com os 60 primeiros classificados e os 60 últimos em cada (frota de ouro e de prata).

 No primeiro dia previsto de regatas a barra de Viana estava encerrada e o vento do quadrante sul a variar entre os 20 e os 25 nós levou a comissão de regatas a cancelar as provas.

 No segundo dia o vento do quadrante oeste entre os 8 e os 12 nós permitiu a realização de 3 regatas ao longo do rio Lima. Este dia ficou marcado pela divisão muito desequilibrada dos grupos com o grupo amarelo a incluir a generalidade dos favoritos e dos dez primeiros da classificação final apenas um não estava neste grupo. Esta situação aliada ao vento fraco e aos cinco nós de corrente prejudicaram muito a nossa equipa que teve resultados bastante aquém do esperado e que para alguns acabou por condicionar o ânimo para o resto do campeonato.

 No terceiro dia o mar voltou a não permitir que se saísse da barra e o vento soprou entre os 15 e os 17 nós do quadrante sudoeste. Três regatas realizadas entre a doca do estaleiro de Viana e a foz do rio com um campo de regatas bastante diferente do habitual mas que acabou por proporcionar regatas justas. Estas condições permitiram aos nossos velejadores melhorar substancialmente as prestações com a Mafalda a fazer a menor pontuação do dia entre todos e o João Oliveira a fazer a sétima menor pontuação do dia apesar de na ultima regata estar em inferioridade física o que o levou a perder mais de 10 lugares na ultima bolina por não conseguir fazer prancha.

 Para o último dia estavam previstas as regatas dos grupos de ouro e prata mas o vento da direcção noroeste não permitia a montagem de percursos dentro do rio levando a Comissão de Regata a cancelar todas as provas previstas.

Mafalda Pires de Lima alcançou o 5º lugar da geral e 2ª feminina, João Oliveira ficou em 34º lugar, Miguel Rothes ficou em 44º lugar, Afonso Maia em 56º lugar, Tomás Pires de lima em 67º, Afonso Albuquerque em 75º lugar, Manuel Pessanha em 87º lugar, Bernardo Araújo em 99º lugar e Carolina Peres em 115º lugar.

Sagraram-se Campeões de Portugal Tiago Serra do Clube de Vela de Lagos e Rita Lopes do Sport Algés e Dafundo.

FOTO: Rodrigo M. Rato @ LXsailig

Mafalda PL foto LX sailing

Campeonato de Portugal de juvenis – geral final.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.