No passado fim de semana, dias 7 e 8 de março, organizamos, no campo de regatas de Leixões, a 2ª Prova de Apuramento Regional Optimist da zona Norte que contou com 50 embarcações em representação de oito clubes, num evento pautado pela exigência técnica e pela notável resiliência dos jovens velejadores.
O primeiro dia de competição brindou a frota com condições de excelência para a prática da modalidade. Com o vento a fixar-se na casa dos 16 nós, a intensidade sentida na água permitiu a realização de três regatas muito disputadas. Já no domingo, as condições ditaram um ritmo diferente: o vento fez-se esperar, entrando mais tarde a rondar os 10 nós, o que possibilitou a conclusão de mais duas regatas. Apesar deste cenário diversificado e exigente que marcou o fim de semana, os jovens atletas do Norte estiveram à altura do desafio, superando cada obstáculo com brilhantismo e elevando o nível competitivo da frota.
Em termos de resultados, a classificação geral absoluta foi conquistada por António Moreira, do Clube de Vela do Atlântico (CVA). O domínio de António Moreira estendeu-se ao escalão Juvenil Masculino, onde garantiu o primeiro lugar, completando o pódio Pedro Firmeza (CVCN) na 2ª posição e por Miguel Sousa (CVA) no 3º posto. Na vertente Juvenil Feminina, a grande vencedora foi Sarah Pacheco (SCP), acompanhada por Clara Rocha (SCP), que assegurou o 2º lugar, e por Joana Oliveira (CVA), na 3ª posição.
Relativamente à categoria Infantil, Madalena Veiga, em representação do SCA, destacou-se ao garantir o primeiro lugar no setor feminino. Já na frota masculina de Infantis, a vitória sorriu a Nuno Guimarães (CVA), que subiu ao lugar mais alto do pódio, seguido por João Cordeiro (SCP) no 2º lugar e por Tomás Fonte (CVCN) na 3ª posição.
O sucesso e a segurança deste fim de semana de vela não seriam possíveis sem o suporte fundamental dos parceiros e entidades envolvidas. A organização deixa um agradecimento à Câmara Municipal de Matosinhos e à Marina Porto Atlântico pelo indispensável apoio logístico e institucional. Um agradecimento especial é também dirigido à Associação Regional de Vela do Norte (ARVN) e à Associação Portuguesa da Classe Internacional Optimist (APCIO).
Por fim, uma nota de forte reconhecimento à incansável equipa de mar, que garantiu o desenrolar perfeito das regatas e ao júri da prova.
#cva #sailing #Optimist #norte #atlantico
Fotografias: https://photos.app.goo.gl/W1xsgA5bF9FXfwLZ6
Resultados: https://www.sailwave.com/results/2-par-cva-2026.htm#