CVA

VI REGATA KOMATSU – 3ª PROVA DE APURAMENTO REGIONAL DA CLASSE OPTIMIST

VI REGATA KOMATSU

3ª PROVA DE APURAMENTO REGIONAL CLASSE OPTIMIST

Com organização do Clube de Vela Atlântico e patrocínio da CIMERTEX – KOMATSU, realizou-se a VI Regata Komatsu – 3ª Prova de Apuramento Regional da Classe Optimist. A prova contou com 88 barcos inscritos em representação dos principais clubes do norte e ainda de dois velejadores oriundos de Faro.

No primeiro dia as condições de vento e mar apresentaram-se muito duras. O vento a variar entre os 15 e os 20 nós de intensidade do quadrante norte. A maior dificuldade foi a ondulação com cerca de 4 a 5 metros que obrigou a Comissão de Regata a montar um percurso bastante longe de terra para realizar duas duras mas espectaculares regatas.

O segundo dia de regatas foi mais tranquilo com o mar a baixar bastante para uns aceitáveis dois metros de vaga e o vento a oscilar entre os 7 e os 9 nós de intensidade nas primeiras regatas e a subir para os 16 nós na última regata do evento.

Três regatas de vento fraco e três regatas de vento forte resultaram na vitória a para a velejadora mais regular, Mafalda Pires de Lima do Clube de Vela Atlântico com uma espectacular disputa com outra “menina” Ana Catarino do Sport Clube de Porto. Registe-se o facto de todas as seis regatas terem sido vencidas por velejadoras, Mafalda Pires de Lima três, Ana Catarino duas e Mafalda Paquete a outra.

No grupo B, para velejadores na segunda época na Classe Optimist, o domínio foi para o Tomás Pires de Lima, do Clube de Vela Atlântico que se classificou em 19º lugar da geral com Catarina Coelho do Naval Povoense a vencer a classificação feminina do grupo B. Os iniciados, classificação para os velejadores na primeira época de Juvenis, a vitória foi para o Pedro Rodrigues do Clube de Vela de Viana do Castelo em masculinos e Carlota Magalhães do Sport em femininos.

No final era visível o cansaço dos velejadores na cerimónia de entrega de prémios no salão do Clube de Vela Atlântico que contou com a presença do administrador da Cimertex, o Dr. Miguel Oliveira, e um grande número de velejadores, pais e dirigentes dos Clubes participantes.

Esta foi a última Prova do Ranking Regional que define os velejadores que vão participar no Campeonato de Portugal de Juvenis que se realiza em Viana do Castelo no próximo mês de Março.

Quadro de Honra

Classificação geral

1ª Mafalda Pires de Lima – Clube de Vela Atlântico – 14 pontos

2ª Ana Catarino – Sport Clube do Porto – 15 pontos

3º Miguel Santos – Clube de Vela da Costa Nova – 21 pontos

Grupo B

1º Tomás Pires de Lima – Clube de Vela Atlântico – 19º da geral

2º Afonso Albuquerque – Clube de Vela Atlântico – 32º da geral

3º Duarte Costa – Clube de vela de Viana do Castelo – 33º da geral

1ª Feminina – Catarina Coelho – Clube Naval Povoense – 52ª da geral

Grupo Iniciados

1º Pedro Rodrigues – Clube de Vela de Viana do Castelo – 29 da geral

2º Francisco Ilhão – Clube Naval Povoense – 43º da geral

3º Filipe Albino – Sporting Clube de Aveiro – 53º da geral

1ª Feminina Carlota Magalhães – Sport Club do Porto – 60ª da geral

Classificação final

Classificações 1º dia

Áreas e acessos

LISTAGEM DE INSCRITOS (20 fev.)

ANÚNCIO DE REGATA.