Milaneza em Open e Champa em Orc Vencem a Regata Hespor Construções

Com organização do Clube de Vela Atlântico e patrocínio da Hespor Construções realizou-se ao largo da Foz do Douro a Regata Hespor Construções.

No primeiro dia as condições estiveram excelentes com o vento do quadrante oeste a soprar com intensidade entre os 10 e os 12 nós o que proporcionou excelente competitividade com os barcos a navegarem muito perto uns dos outros. A regata do tipo barlavento Sotavento teve a duração de cerca de 90 minutos. Vitória nesta regata para o “Champa” de Ricardo Silva na Classe ORC e para o novíssimo Grand Solei 37 “Milaneza” de Rui Amorim que venceu em Open apesar da boa réplica dos Platu25 “Nozada” de Fernando Figueiredo e do “Gabbiano” de Manuel Moutinho Cardoso.

No segundo dia o vento do quadrante sudoeste foi diminuindo de intensidade ao longo da regata obrigando a um encurtamento do percurso com o vento a rondar os escassos 5 nós de intensidade para o final da prova. Com estas condições os barcos mais pequenos dominaram a categoria Open. Vitória na segunda regata para o Platu 25 “TopLess” do skipper Tiago Morais seguido de outro Platu, neste caso o “Gabbiano”, de Manuel Moutinho Cardoso. Também o Dragão “Maria 3” de Luis Manso fez a sua aparição embora as condições não fossem as melhores para estes elegantes barcos.

No somatório das duas regatas que constituíam o evento a vitória foi para os barcos “Milaneza” de Rui Amorim do Clube de Vela Atlântico na Classe Open, para o “Champa” de Ricardo Figueiredo e Silva também do Clube de Vela Atlântico na Classe ORC e para o “Maria3” de Luis Manso na Classe Dragão.

No final das regatas realizou-se a distribuição de prémios durante o almoço no qual o patrocinador Manuel Moutinho Cardoso da empresa Hespor Construções, para além dos prémios, também sorteou entre todos os tripulantes tratamentos na Clinica Génese do Tempo.

CLASSIFICAÇÕES

Classe OPEN
1º Milaneza (Grand Solei37) – Rui Amorim / Clube de Vela Atlântico
2º Gabiano (Platu25) – Manuel Moutinho Cardoso / Clube de Vela Atlântico
3º Nozada ( Platu25) – Fernando Figueiredo / Yate Clube do Porto

Classe ORC
1º Champa ( Half Ton) – Ricardo Figueiredo e Silva / Clube de Vela Atlântico
2º Plano B ( Dufour34) – Nuno Amado / Clube de Vela Atlântico

Classe Dragão
1º Maria 3 – Luis Manso / João Spratley / Midá Pinheiro.